A gestão municipal investe na qualificação profissional de mulheres para promoção da independência e autonomia feminina. Para ampliar as políticas públicas, a Prefeitura de Maringá lançou na quinta-feira, 7, o programa ′Qualifica Mulher no Agro′ com oferta de cursos gratuitos para mulheres do campo. Por meio da iniciativa, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Cooperativa New Agro Prime, ofertará dois cursos: direção básica de tratores e maquinários e drones para pulverização e mapeamento.
O vice-prefeito Edson Scabora participou do lançamento e destacou a importância do projeto para impulsionar novas lideranças no agronegócio. “As capacitações ampliam as possibilidades de negócios para as mulheres do campo. O projeto também fomenta a representatividade feminina no setor e garante oportunidades de crescimento profissional”, afirmou.
A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Terezinha Pereira, explicou que a iniciativa é voltada para mulheres do campo, com foco no empreendedorismo feminino e geração de renda. “O ′Qualifica Mulher no Agro′ amplia as ações desenvolvidas pela gestão municipal voltadas à capacitação profissional das mulheres. A ideia é oferecer qualificação para que as mulheres do campo possam estar à frente dos negócios e conectadas com o que há de mais moderno no agro”, disse.
Nesta primeira etapa do ′Qualifica Mulher no Agro′, serão quatro turmas com 80 vagas. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pela internet (clique aqui para acessar o formulário). A primeira capacitação será de direção básica de tratores e maquinários e ocorrerá em 23 de março na New Agro Prime (Avenida Paranavaí, 1633, Parque Industrial Bandeirantes). Os cursos terão duração de um dia.
A Prefeitura de Maringá já oferta cursos profissionalizantes gratuitos pelo ′Qualifica Mulher′ nas áreas de mecânica, costura, artesanato, beleza e gastronomia. No ano passado, 657 mulheres participaram das qualificações, o que representa aumento de 25% em relação a 2022. Em 2023, foram ofertadas 47 turmas em 26 cursos profissionalizantes gratuitos. O número de turmas foi ampliado em 56% e as opções de cursos aumentaram 85% em relação ao ano de 2022 para garantir novas oportunidades de formação às mulheres.