Prefeitura de Maringá assina ordem de serviço para início de obras que vão garantir retomada do nível do lago do Parque do Ingá

Prefeitura de Maringá assina ordem de serviço para início de obras que vão garantir retomada do nível do lago do Parque do Ingá

Prefeitura de Maringá assina ordem de serviço para início de obras que vão garantir retomada do nível do lago do Parque do Ingá 1000 667 Carlos Fenille

Durante a cerimônia, também foi entregue premiação que homenageia instituições e personalidades que contribuem para a preservação do meio ambiente

A Prefeitura de Maringá assinou nesta sexta-feira, 25, a ordem de serviço para execução das obras de contenção de erosão e ligação dos canais de drenagem do Parque do Ingá. A obra é uma das medidas indicadas em estudo contratado pelo município e realizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), vinculada à Universidade Estadual de Maringá (UEM), que apontou soluções técnicas e científicas para o restabelecimento do nível do lago.

 

As obras têm investimento de R$ 1,8 milhão e preveem a implantação de dois pontos de desvios parciais nos canais de drenagem internos do Parque para que água da chuva seja direcionada para o lago. Os desvios terão sistemas de gradeamento para evitar que resíduos sólidos sejam levados pela chuva. Além disso, a solução prevê que a água pluvial será conduzida para o lago após alguns minutos de chuva, ou seja, apenas a água limpa será direcionada para o lago.

 

Os canais de contenção de águas no Parque do Ingá, que atualmente impedem que água da chuva seja desviada para o lago, foram implantados na década de 2010. A prática resultou, ao longo do tempo, no secamento do lago e em vários processos erosivos ao longo do canal.

Imagem: Fábio Reina / PMM

“As obras vão garantir a ligação destes canais e, dessa forma, vamos restabelecer de forma definitiva o nível do lago do Parque do Ingá. A obra faz parte de uma série de investimentos que realizamos aqui no Parque, uma área verde fundamental para a qualidade da biodiversidade da nossa cidade”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. Ele lembrou que, nos últimos anos, o município realizou a troca de todo o alambrado do entorno do Parque por gradil, material ainda mais resistente e adequado, reformou todos os prédios localizados na parte interna da unidade de conservação, entre outras melhorias.

 

A diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Kerkhoff, explica que as obras também vão contemplar a recomposição de pistas no interior do Parque do Ingá, elevação e alargamento de um trecho da pista de caminhada para criação de um espaço de contemplação e outras melhorias. “As obras reforçam o trabalho desenvolvido pela gestão municipal para proteção e melhorias neste cartão-postal tão importante para os maringaenses.”

 

Prêmio Mérito Ambiental – Durante a cerimônia, também foi entregue o Prêmio Mérito Ambiental Adriano José Valente, iniciativa que homenageia instituições e personalidades que contribuem para a preservação do meio ambiente. Nesta edição, a premiação foi entregue ao Instituto Rotary de Meio Ambiente, que desenvolve projetos de recuperação ambiental e coleta de inservíveis; o doutor em ecologia e recursos naturais, professor aposentado da UEM e considerado um dos pesquisadores mais influentes do mundo pela editora Elsevier, Ângelo Antônio Agostinho; e a doutora em ecologia e recursos naturais, professora da UEM e pesquisadora premiada, Evanilde Benedito.

    Subscribe to our newsletter