Proposta do município é trabalhar calendário de ações e fechar parcerias entre iniciativa privada e poder público
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, planeja uma série de novidades para a programação cultural deste ano. Além da continuidade de iniciativas já consolidadas, como os editais culturais, a cidade terá projetos inéditos, como o Festival Medieval e outros desenvolvidos a partir de demandas da população.
O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destaca que os editais de cultura, que englobam o prêmio Aniceto Matti e os Convites às Artes, seguirão normalmente. “Sabemos da importância destes editais para os artistas. Além dessas atividades, vamos trazer novas ações para transformar Maringá em uma cidade palco de eventos.”

Foto: Arquivo / PMM
Flim 2025 – A Secretaria de Cultura também anunciou que a 12ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) será realizada na região central da cidade, com o objetivo de democratizar o acesso à literatura e ampliar o público leitor. A mudança de local permitirá a participação de um número maior de pessoas, incentivando a leitura e o mercado livreiro.
Novidades – Além disso, Maringá se prepara para realizar um evento medieval, previsto para ocorrer em outubro. A ideia é que o evento seja realizado em parceria com Leiria, cidade portuguesa que tem acordo de irmandade com Maringá e realiza a Feira Medieval de Leiria.
A iniciativa visa fortalecer os laços culturais internacionais de Maringá e oferecer um evento público inédito para a população. Em julho, representantes da Prefeitura realizarão viagem a Portugal para acompanhar o Festival realizado na cidade. O objetivo é conhecer o festival e trazer ideias e ações que podem ser adaptadas à realidade local.