Fazenda oferecerá capacitação para prefeituras otimizarem captação de recursos

Fazenda oferecerá capacitação para prefeituras otimizarem captação de recursos

Fazenda oferecerá capacitação para prefeituras otimizarem captação de recursos 900 600 Carlos Fenille

 

Capacitação refere-se ao Índice de Participação dos Municípios (IPM). De acordo com a legislação, 25% do total arrecadado do ICMS é repassado aos municípios — e o IPM serve para calcular o tamanho da fatia reservada para cada prefeitura. O treinamento será de forma online a partir das 14h do dia 15 de abril pelo YouTube.

 

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) vai ajudar as prefeituras de todo o Paraná a otimizar a captação de recursos públicos por meio do Índice de Participação dos Municípios (IPM). Trata-se de uma iniciativa de capacitação realizada pela Escola Fazendária (EFAZ) voltada para prefeitos e servidores municipais para estimular o desenvolvimento de ações que se revertam em um aumento de receita em suas cidades.

O IPM é usado para definir a participação de cada cidade na composição da economia paranaense. De acordo com a legislação, 25% do total arrecadado do ICMS é repassado aos municípios — e o IPM serve para calcular o tamanho da fatia reservada para cada prefeitura.

A ideia do curso “Entendendo e Aplicando o Índice de Participação dos Municípios (IPM)” é permitir que os gestores públicos consigam aumentar essa participação e, consequentemente, ampliem os recursos municipais que vão ser revertidos em serviços básicos como saúde, educação e segurança.

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

O treinamento será realizado de forma online a partir das 14h do dia 15 de abril pelo canal do YouTube da Escola Fazendária.

“Entender e aplicar corretamente o IPM é essencial para garantir uma distribuição mais justa dos recursos e possibilitar um planejamento financeiro mais eficiente para os municípios”, afirma Francisco de Assis Inocêncio, chefe da Assessoria de Assuntos Econômico-Tributários da Sefa.

Segundo ele, essa é a oportunidade ideal para que os gestores municipais entendam o funcionamento desse dispositivo e troquem experiências sobre ações bem-sucedidas.

O curso abordará desde os fundamentos legais e econômicos do IPM, a forma como ele é calculado e os fatores que podem influenciar sua distribuição. Também serão apresentadas estratégias para que os gestores municipais possam aumentar a participação de seus municípios neste repasse, garantindo mais investimentos para a população

“A correta compreensão dos critérios que compõem o IPM é essencial para uma gestão fiscal eficiente. O curso foi estruturado para capacitar os agentes públicos a interpretar os componentes do IPM, identificar oportunidades de melhoria e implementar ações que resultem no aumento da receita municipal”, destaca o coordenador da capacitação, Agemir de Carvalho Dias.

Serviço:

Data: 15 de abril de 2025

Horário: 14h às 16h

Local: Transmissão pelo canal do YouTube da EFAZ

    Subscribe to our newsletter