Foram atendidos 40 pacientes de Maringá e 40 de municípios das macrorregiões noroeste e norte do Paraná
A Prefeitura de Maringá e o Hospital da Criança realizaram na sexta-feira, 4, o primeiro mutirão para reduzir o tempo de espera por cirurgias pediátricas. Foram realizadas 80 consultas pré-operatórias para postectomia (circuncisão) de crianças e adolescentes de até 14 anos, por meio de parceria com a 15ª Regional de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-PR). Ao todo, foram atendidos 40 pacientes de Maringá e 40 de municípios das macrorregiões noroeste e norte do Paraná.
Durante a ação, os pacientes passaram por consultas pré-operatórias com anestesistas e cirurgiões pediátricos. Dos pacientes avaliados, 20 passarão por cirurgias neste sábado, 12. Os demais procedimentos serão realizados ao longo do mês. Os próximos mutirões já estão marcados para 19 e 26 de abril e são voltados à realização de cirurgias otorrinolaringológicas.

Foto: Rafael Macri / PMM
A iniciativa faz parte de um planejamento estratégico da Secretaria de Saúde e do Hospital da Criança para ampliar o acesso a atendimentos especializados e reduzir o tempo de espera por cirurgias. “Estamos empenhados em agilizar o atendimento na cidade. Na última semana, Maringá foi escolhida como a primeira cidade-piloto do Programa Mais Acesso a Especialistas no Paraná, uma iniciativa do Ministério da Saúde para reduzir a fila de espera por atendimentos especializados”, destacou o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi.
A diretora-geral do Hospital da Criança, Dea Márcia Magalhães, ressaltou que os mutirões representam mais do que números e estatísticas. “Essa ação impacta diretamente a qualidade de vida das crianças e o bem-estar de suas famílias. Além disso, nos permite aprimorar processos assistenciais, fortalecer a integração entre as equipes e reforçar nosso compromisso com a regionalização da saúde infantil”, afirmou.
A força-tarefa envolveu profissionais de diversas áreas. O trabalho conjunto reforça o compromisso da Prefeitura de Maringá em garantir um atendimento humanizado e de qualidade para a população infantil.