Programa habitacional garante moradia acessível para a população
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação, entregou nesta quarta-feira, 16, o Residencial Maraú, empreendimento viabilizado pelo Programa Zonas Especiais de Interesse Social (ProZeis). Localizado no bairro Chácaras Aeroporto, o residencial representa a concretização do sonho da casa própria para 200 famílias.
O Residencial Maraú tem 200 apartamentos de 52 metros quadrados, com dois quartos, cozinha integrada, sacada e vaga de garagem. Construído pela VLP3 Engenharia, o empreendimento tem área de lazer completa, com piscina, dois espaços gourmet, academia, brinquedoteca e playground.
O prefeito Silvio Barros participou da cerimônia de entrega das chaves e destacou a importância dos programas voltados para habitação social. “Os maringaenses merecem morar em Maringá e, com o Prozeis, a Prefeitura garante unidades habitacionais com valores mais acessíveis para a população. Vamos investir na política habitacional e ter outras modalidades incorporadas ao programa para que mais pessoas possam realizar o sonho da casa própria”, disse.
O secretário de Urbanismo e Habitação, Matheus Barros, explicou que o Prozeis transforma áreas que antes poderiam receber apenas a construção de casas em espaços para edifícios. “Com a autorização para verticalização, a construtora deve destinar um terço dos apartamentos para famílias com renda até três salários mínimos e as demais unidades para famílias com até seis salários mínimos. Isso permite que os apartamentos tenham valores mais acessíveis. Além disso, há subsídios dos governos estadual e federal, que muitas vezes acabam zerando o valor da entrada do imóvel.”

Foto: Ricardo Lopes / PMM
Além de condições facilitadas para financiamento, as famílias contempladas com apartamentos no Residencial Maraú foram isentas dos custos do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e tiveram acesso ao subsídio de R$ 20 mil do programa Casa Fácil Paraná, do Governo do Paraná, e de até R$ 55 mil do Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. A construtora foi isenta de IPTU e ISS de construção civil durante a obra.
Uma das moradoras do residencial, Isabela destacou o sentimento de gratidão ao receber as chaves da casa própria. “O apartamento representa um novo início, toda a minha luta e dedicação. É algo que eu venho almejando há muito anos e não consigo nem acreditar que estou pegando a chave da minha casa”, disse.
Presenças – Também participaram da cerimônia de entrega do Residencial Maraú, a vice-prefeita Sandra Jacovós; a primeira-dama Bernadete Barros; o coordenador regional da Cohapar em Maringá, Jaime Dallagnol; a presidente da Câmara de Vereadores, Majô; os vereadores Uilian da Farmácia, Diogo Altamir da Lotérica, Angelo Salgueiro, Guilherme Machado, Pastor Sandro Martins e William Gentil; além de outras autoridades.