Prefeitura de Maringá e Defensoria Pública do Paraná promovem mutirão de serviços gratuitos no Terminal nesta sexta, 23

Prefeitura de Maringá e Defensoria Pública do Paraná promovem mutirão de serviços gratuitos no Terminal nesta sexta, 23

Prefeitura de Maringá e Defensoria Pública do Paraná promovem mutirão de serviços gratuitos no Terminal nesta sexta, 23 900 600 Carlos Fenille

Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), e a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), realizam nesta sexta, 23, o mutirão “Agiliza DPE-PR – Direito das Famílias + Assistência Social”. A ação, que será das 9h às 17h, no piso superior do Terminal, terá diversos serviços gratuitos para a população, incluindo atendimentos jurídicos, de assistência social e de saúde. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

No local, a população terá acesso a diversos atendimentos na área do Direito da Família, como divórcio, dissolução de união estável, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, inventário e partilha de bens. Todos os atendimentos jurídicos serão realizados por defensores públicos e contam com o apoio da equipe técnica da Defensoria.

Além disso, as equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) farão orientações e encaminhamentos para o Cadastro Único (CadÚnico) e programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de orientações e encaminhamentos para emissão de documentos. Também haverá atendimentos na área da saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além da arrecadação de cobertores.

Segundo o secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, “a união entre o sistema de justiça e a assistência social é essencial para garantir direitos. Esse tipo de ação fortalece os vínculos com a população e amplia o acesso aos serviços públicos de forma direta e eficaz”, destaca.

Foto: Rafael Macri / PMM

A diretora do Centro de Serviço Urbano (CSU), Vera Lopes, destaca a importância da iniciativa. “Essa ação facilita o acesso da população a serviços essenciais, permitindo que as pessoas resolvam questões jurídicas e sociais em um só lugar e em um curto período de tempo. Promove justiça, bem-estar e inclusão social, fazendo a diferença na vida das pessoas”, pontua.

Para atendimento jurídico ou social, os interessados devem levar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (ou extrato bancário dos últimos três meses) e documentos específicos de cada situação, como certidões, registros ou comprovantes de bens.

 

Cursos gratuitos – Durante o evento, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a SAS, realizará inscrições para diversos cursos profissionalizantes gratuitos, com início das aulas nos meses de junho, julho e agosto. As vagas são limitadas e voltadas à população em situação de vulnerabilidade. Confira abaixo a programação dos cursos:

 

Auxiliar de Mecânica Industrial

Vespertino: 01/06 a 08/10 – Seg, Qua e Sex (14h30 às 17h30)

Noturno: 04/08 a 10/12 – Seg, Qua e Sex (19h às 22h)

 

Informática Básica

Vespertino: 09/06 a 01/07 – Seg a Qui (14h às 17h)

Noturno: 07/07 a 23/07 – Seg a Sex (19h às 22h)

 

Auxiliar de Serviços de Panificação

Noturno: 30/06 a 17/09 – Seg a Sex (19h às 23h)

Vespertino: 08/08 a 31/10 – Seg a Sex (13h30 às 17h30)

 

Instalação e Higienização de Aparelhos de Ar-Condicionado

Noturno: 01/07 a 18/07 – Seg a Sex (19h às 22h)

 

Mecânico de Bicicleta Intermediário

Noturno: 02/07 a 25/08 – Seg, Qua e Sex (19h às 22h)

 

Aperfeiçoamento em Mecânica de Bicicletas – Básico

Vespertino: 17/07 a 08/08 – Ter, Qui e Sex (13h30 às 17h30)

 

Manutenção Predial – Pequenos Reparos

Noturno: 11/08 a 28/08 – Seg a Sex (19h às 22h)

    Subscribe to our newsletter