Como a taxa Selic afeta a vida financeira dos brasileiros?

Como a taxa Selic afeta a vida financeira dos brasileiros?

Como a taxa Selic afeta a vida financeira dos brasileiros? 789 529 Carlos Fenille

Entenda quais impactos a taxa Selic, definida pelo Banco Central, pode afetar o acesso ao crédito e os investimentos!
Apesar de ser bastante comentada entre especialistas, a taxa Selic e seus efeitos ainda são mistérios para boa parte da população. No entanto, entender quais os efeitos do indicador na sua vida financeira podem ajudar a tomar melhores decisões e estar mais consciente do que acontece no mundo.

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central. É a referência para todos os juros praticados no país, como empréstimos, financiamentos e investimentos em renda fixa.
O Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta (3), a nova Selic – que está em 13,75%. Dessa forma, saber os seus impactos se torna importante para o cidadão.

Impacto da Selic na poupança e em investimentos

A Selic alta favorece investimentos em renda fixa, como títulos públicos, CDBs, CDIs, LCIs, LCAs e debêntures. Por outro lado, apesar de não afetar diretamente a poupança, ela perde para a inflação.

Impacto no crédito para o consumidor

A taxa Selic é uma referência para linhas de crédito em geral – tanto para consumidor quanto para empresas. Quando aumenta, os juros das demais taxas tendem a seguir o mesmo.

Isso torna os empréstimos mais caros, afetando financiamentos para casa própria, compra de carros e outras linhas para consumo, além de impactar os juros do cartão de crédito e outras modalidades de crédito.

Impacto no crédito para empresas e investimentos

A Selic também afeta as linhas de crédito para empresas, incluindo linhas de fomento em bancos públicos e operações de mercado de capitais.
Quando a taxa aumenta, o custo do dinheiro se torna mais alto, afetando o financiamento de investimentos e projetos empresariais.

 

    Subscribe to our newsletter