Número inédito é do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Uma pessoa é considerada desaparecida quando some repentinamente, sem avisar amigos ou familiares, não pode ser localizada nos lugares que costumava frequentar e nem em qualquer outro lugar.
Com a publicação do primeiro Mapa dos Desaparecimentos no Brasil o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) busca ampliar o olhar da sociedade brasileira sobre este fenômeno, que se mostra recorrente, culminando em uma média de 183 desaparecimentos diários no país, um número é alarmante.
Nesta primeira edição, concentramos a análise nos registros policiais de desaparecimentos e de pessoas localizadas produzidos pelas Polícias Civis de todo o país entre 2019 e 2021. Com o objetivo de compreender o perfil daqueles que desaparecem em cada unidade da federação, assim como a qualidade dos registros produzidos pelas autoridades policiais, analisamos mais de 300 mil registros policiais, dos quais 200.577 referem-se a pessoas desaparecidas no triênio 2019- 2021, e outros 112.246 a pessoas localizadas.
Ele compila dados de todas as Secretarias de Segurança Pública do Brasil entre 2019 e 2021 e, quando se compara com outras catástrofes, mostra o real problema que o país vive. É como se todos os dias sumisse um avião inteiro no Brasil.
Definição de desaparecimento
Define o desaparecimento de pessoas em três tipos:
• Voluntário: quando maior de idade, sai de casa por vontade própria e se distancia da família.
• Involuntário: uma pessoa que se afasta de seus familiares e não tem condição de retomar a vida, seja por transtorno mental, ou seja vítima de acidente ou de tragédia ambiental.
• Forçado: São aqueles que provem de algum tipo de violência. Tem também trabalho escravo e também tráfico de pessoas.
Importância do Poder Público na solução
Seja qual tipo de desaparecimento for, a investigação é importante. “Mesmo que seja um desaparecimento voluntário, a família tem que saber sobre o desaparecimento de seu ente querido.No entanto, há um grande problema para que o Poder Público consiga agir e investigar um desaparecimento de forma ágil: não há uma central de dados no Brasil. Ou seja, não é possível cruzar o desaparecimento de uma pessoa de um estado para outro.
A busca por pessoas desaparecidas, independentemente de sua espécie (voluntário, involuntário e forçado), é dever do Estado e os familiares possuem o direito fundamental de que seus entes sejam buscados.
Fonte: forumseguranca.org.br/publicacoes_posts/mapa-dos-desaparecidos-no-brasil/