Com projetos sustentáveis, Prefeitura revitaliza espaços públicos e cria novos locais de lazer para comunidade

Com projetos sustentáveis, Prefeitura revitaliza espaços públicos e cria novos locais de lazer para comunidade

Com projetos sustentáveis, Prefeitura revitaliza espaços públicos e cria novos locais de lazer para comunidade 960 640 Carlos Fenille

A gestão municipal investe em práticas sustentáveis para revitalização de espaços públicos voltados à comunidade.

Uma das iniciativas da Prefeitura de Maringá é o projeto ′Jardinete′, que recupera espaços com registro de descarte irregular de resíduos pela comunidade e transforma os locais com novo paisagismo, plantio de flores e folhagens. Com o ′Madeira Boa′, o município revitaliza praças com mobiliários produzidos com resíduos de arborização, como galhos e troncos de árvores removidas.

Foram criados Jardinetes em diversos pontos, como nas avenidas Paranavaí, Joaquim Duarte Moleirinho e Deputado José Alves dos Santos. O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, afirma que o objetivo é revitalizar mais cinco espaços até o final do ano. “Nos locais em que houve a revitalização percebemos que há um cuidado maior da comunidade. Com isso, evitamos que esses espaços voltem a ser pontos de descarte irregular”, diz.

Imagem: Rafael Macri / PMM

Com o ′Madeira Boa′, resíduos de árvores que precisam ser removidas são transformados em bancos, mesas e outros equipamentos para as praças da cidade. O primeiro espaço revitalizado pelo projeto foi a praça ao lado da Catedral, que ganhou diversos mobiliários, uma moldura instagramável, balanço, além do paisagismo renovado. Na sequência, a Praça Vitor Rodrigues Martins, na Avenida Mandacaru, também ganhará novos espaços de lazer por meio do projeto.

O prefeito Ulisses Maia destaca que as iniciativas aliam sustentabilidade e revitalização de espaços públicos, o que garante lazer e bem-estar da comunidade e também reforça o compromisso com a preservação ambiental. “Criar novos espaços é importante para promovermos a ocupação dos espaços públicos. A cidade é das pessoas e nosso objetivo é que as pessoas ocupem e aproveitem os equipamentos públicos”, afirma.

    Subscribe to our newsletter