A eleição para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar, órgão responsável por atender crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, ocorrerá neste domingo, 1°, das 8h às 17h.
Todos os eleitores em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderão participar da escolha dos novos conselheiros tutelares para o quadriênio 2024-2027. Para votar, é necessário comparecer aos locais de votação com documento de identidade com foto e o título de eleitor ou aplicativo e-Título.
Neste ano, 26 candidatos disputam as eleições (clique aqui e confira a lista de candidatos). Os eleitores maringaenses poderão votar em 50 locais e 85 seções diferentes, com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (clique aqui e confira os locais de votação).
A votação não é obrigatória, mas a participação popular é fundamental para definir os representantes que atendem crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, como explica a secretária da Criança e do Adolescente, Amalia Regina Donegá. “O Conselho Tutelar é um órgão essencial para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Por isso, é muito importante que tenhamos a participação do maringaense nas eleições”, afirma.
A eleição dos membros do Conselho Tutelar de Maringá tem apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança), com fiscalização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Ministério Público Estadual.