A gestão municipal trabalha para transformar Maringá em uma cidade cada vez mais inteligente, tecnológica e inovadora. O município vai disponibilizar Wi-Fi gratuito para a população em cerca de 500 espaços públicos. Por meio da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), foi publicado o edital de licitação para contratação da prestadora do serviço, que será responsável pela configuração, instalação, monitoramento e manutenção da internet.
O projeto prevê a implantação de pontos de Wi-Fi gratuito em praças, parques, serviços de assistência social do município, restaurantes populares, unidades de saúde, conselhos tutelares, feiras, bibliotecas, teatros, centros esportivos, Vila Olímpica, quadras do Meu Campinho, terminal, rodoviária, aeroporto, unidades do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais, além de espaços administrativos da Prefeitura, como o Paço Municipal e secretarias municipais, entre outros. O edital também prevê a instalação de internet gratuita em outros pontos que serão definidos no período de vigência do contrato com a prestadora, como novos espaços e prédios públicos.
“A instalação de pontos de Wi-Fi gratuito é um projeto revolucionário que se soma ao nosso compromisso de fazer com que Maringá seja uma smart city, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de vida da população. Com mais esse trabalho, Maringá estará cada vez mais conectada e tecnológica”, destaca o prefeito Ulisses Maia.
Com conexão feita por fibra óptica, os pontos de internet terão velocidade de 500MB, 750MB e 1GB. A variação dependerá do tamanho de cada espaço. Para manter a estabilidade da rede, o sistema terá 1.550 antenas (access point), com a capacidade de comportar 20 mil acessos simultâneos. Cada ponto terá equipamentos exclusivos (modems e roteadores) e espaços maiores terão mais de uma antena instalada.
Os estudos para a implantação da internet sem fio gratuita iniciaram no final de 2022. Entre fevereiro e maio de 2023, por meio de chamamento público, a Prefeitura realizou período de testes com quatro empresas em 11 pontos diferentes da cidade.
O secretário da Amtech, Edney Marcos Mossambani, destaca que “o projeto foi elaborado com todo cuidado e planejamento, para que a cidade tenha um serviço eficaz de acesso à internet gratuita. Uma ação garantida pela gestão municipal para tornar Maringá uma cidade cada vez mais conectada”, destaca.