Com aplicação de inseticida, Prefeitura de Maringá prepara UBS Zona 7 para início de atendimento exclusivo de casos de dengue

Com aplicação de inseticida, Prefeitura de Maringá prepara UBS Zona 7 para início de atendimento exclusivo de casos de dengue

Com aplicação de inseticida, Prefeitura de Maringá prepara UBS Zona 7 para início de atendimento exclusivo de casos de dengue 1000 667 Carlos Fenille

A partir de segunda-feira, 1º, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona 7 será exclusiva para atendimento de pacientes adultos com sintomas leves de dengue. Antes do início dos atendimentos, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, organizou o local e realizou nesta quinta-feira, 28, aplicação de inseticida na UBS para eliminação de mosquitos adultos. O método, chamado de borrifação residual intradomiciliar, é considerado uma das novas metodologias recomendadas pelo Ministério da Saúde para reduzir e interromper a transmissão do vírus da dengue em locais com maior vulnerabilidade.

O inseticida foi aplicado na parte inferior das paredes da UBS, além de espaços embaixo ou atrás de móveis. A substância tem efeito residual dentro dos locais (nas superfícies e, geralmente, nas paredes) e elimina os mosquitos que pousam ou descansam nessas superfícies. “É uma medida importante antes do início dos atendimentos na UBS Zona 7. Com a aplicação, impedimos a transmissão da dengue no local”, afirmou o secretário de Saúde, Clóvis Melo. Ele também lembrou que o uso do repelente deve ser reforçado pelas pessoas com sintomas da doença para evitar transmissão.

O acompanhamento das equipes da Secretaria de Saúde seguirá após o início dos atendimentos exclusivos na UBS Zona 7 e os agentes de combate à endemias vão monitorar o entorno da unidade. A borrifação residual intradomiciliar realizada nesta quinta-feira, 28, tem duração de dois meses e, se houver necessidade, haverá aplicação de inseticida com bomba costal periodicamente no entorno da UBS. O equipamento é o mesmo que as equipes utilizam nas residências de regiões endêmicas da cidade para o bloqueio de transmissão das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Imagem: Fábio Reina / PMM

Quem deve procurar a UBS Zona 7? A partir de segunda-feira, 1º, a UBS Zona 7 será transformada em unidade exclusiva para atendimentos de casos de dengue. Os pacientes poderão procurar o local em caso de sintomas leves da doença, como febre, dor muscular e/ou nas articulações, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, náusea e vômito ou manchas avermelhadas pelo corpo.

Com a mudança, os pacientes poderão procurar diretamente a unidade, sem a necessidade de ir até as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte ou Zona Sul. A UBS Zona 7 fica localizada na Rua Bernardino de Campos, 119, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, apenas para atendimento de pessoas adultas com sintomas leves.

A unidade contará com equipe médica para atendimento sem agendamento. Também haverá administração de medicação, espaço para hidratação, realização de exames laboratoriais e farmácia para retirada de medicamentos, caso seja necessário. A alteração no fluxo de atendimento é provisória e será analisada constantemente pela Secretaria de Saúde.

    Subscribe to our newsletter