Com apoio da Prefeitura, ′Arena Sustentável′ convida comunidade a conhecer boas práticas pautadas nos ODS

Com apoio da Prefeitura, ′Arena Sustentável′ convida comunidade a conhecer boas práticas pautadas nos ODS

Com apoio da Prefeitura, ′Arena Sustentável′ convida comunidade a conhecer boas práticas pautadas nos ODS 1024 576 Carlos Fenille

A Prefeitura de Maringá é referência em práticas sustentáveis, cuidado com o meio ambiente e tem gestão pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As políticas públicas exitosas renderam diversos títulos para Maringá, como o de ′Cidade Árvore do Mundo′ e da ′Melhor Cidade do Brasil para Viver′. Nesta semana, entre sexta-feira, 10, e domingo, 12, a cidade sediará a ′Arena Sustentável′. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Maringá, será realizado no Eurogarden.

Com a ′Arena Sustentável′, promovida pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC), a comunidade poderá conhecer práticas adotadas por empresas e políticas públicas do município em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os ODS são uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas com ações em diversas áreas, desde a erradicação da pobreza até a ação contra a mudança climática, para garantir qualidade de vida.

O prefeito Ulisses Maia destaca que o trabalho da gestão municipal é pautado nos ODS e nos princípios do conceito ESG (Ambiental, Social e de Governança). “Neste ano, fomos campeões nacionais do prêmio Cidades Sustentáveis e conquistamos o Prêmio Gestor Público do Paraná com o Prozeis, política de habitação social que alia desenvolvimento, sustentabilidade e acesso à moradia. O avanço, aliado às boas práticas sociais e ambientais, é a base do nosso Plano de Metas, documento que reúne as políticas públicas que serão desenvolvidas em prol da comunidade. Todas as metas estão ancoradas nos ODS”, afirma.

A Prefeitura de Maringá levará diversas atividades para a ′Arena Sustentável′, como os projetos ′Moeda Verde′ e ′Óleo Zero′, para troca de recicláveis por hortifrutis e óleo de cozinha usado por sabão. Também haverá oficinas de plantio, doação de mudas, orientações para consumidores e uma edição do ′Maringá Recicla′, para descarte correto de materiais como bijuterias, esponjas e outros. A programação será encerrada no domingo, 12, com o ′Cinema a Céu Aberto′ e a exibição do filme ′Zootopia: Essa Cidade é o Bicho′. A programação será das 9h às 15h na sexta e das 13h às 17h30 no sábado e domingo.

“É uma oportunidade para que os visitantes possam conhecer, na prática, o que são os ODS e como contribuem para a qualidade de vida no planeta”, explica a diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Bruna Barroca. O Ipplam é o órgão responsável pelo gerenciamento das ações do município voltadas aos ODS. Por dois anos consecutivos, em 2022 e 2023,o município recebeu da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) o Selo Ouro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que reforça o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e inclusão.

Durante a programação da ′Arena Sustentável′, a Prefeitura, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), realizará a entrega do Prêmio Mérito Ambiental Adriano José Valente. A premiação é uma homenagem para instituições e personalidades que contribuem para a preservação do meio ambiente. Criado pela lei municipal nº 11.293/2021, os homenageados são escolhidos por uma comissão composta por membros do IAM e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

Imagem: Divulgação

“O evento é uma celebração das boas práticas em prol do meio ambiente. É um convite para que toda a comunidade possa conhecer melhor o que tem sido desenvolvido no âmbito da sustentabilidade e possa também se engajar na proteção do planeta”, afirma a diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff. A cerimônia do Prêmio Mérito Ambiental será na abertura do evento na sexta-feira, 10, às 10h.

Confira a programação da Prefeitura no Arena Sustentável:

Sexta-feira, 10
9h30 às 15h:
– Oficinas de plantio de árvores;
– Exposição dos projetos ProZeis, Faunópoles e Dignidade e Proteção;
– Ações de educação ambiental;
– Moeda Verde, para troca de recicláveis por hortifrutis; Óleo Zero, para troca de óleo de cozinha usado por sabão;
– Atendimentos ao consumidor com Procon do Povo;
– Projeto Avaliando Brasil para avaliação de serviços municipais;
– Ações de educação no trânsito e outras atividades
10h: Cerimonial de abertura e entrega do Prêmio Mérito Ambiental Adriano José Valente
14h: Pinturas do projeto ′O Rio Começa Aqui′ com crianças da rede municipal de ensino e exposição de abelhas sem ferrão;
15h: Feira de adoção de animais

Sábado, 11
13h às 17h30:
– Oficinas de semente mágica;
– Exposição dos projetos ProZeis, Faunópoles e Dignidade e Proteção;
– Atendimentos ao consumidor com Procon do Povo;
13h – Moeda Verde; Óleo Zero; projeto Avaliando Brasil e ações de educação no trânsito;
14h – ′Maringá Recicla′ para recolhimento de roupas e calçados em bom estado de conservação, sucatas eletrônicas, bijuterias usadas, esponjas de uso doméstico, óleo de cozinha usado e cartela de medicamentos vazias;

Domingo, 12
13h às 17h30:
– Abertura do ′Dia Mundial de Doar′ com campanha do Provopar para arrecadação de doações. Serão aceitas doações de roupas, calçados, objetos, utensílios de cozinha, alimentos não perecíveis, leite, peças prontas de artesanato, material para produção de artesanato, brinquedos e outras;
– Moeda Verde e Óleo Zero;
– Doação de mudas;
– Exposição dos projetos ProZeis, Faunópoles e Dignidade e Proteção;
– Atendimentos ao consumidor com Procon do Povo;
19h: Cinema Céu Aberto com o filme ′Zootopia: Essa Cidade é o Bicho′.

 

    Subscribe to our newsletter