Com inteligência e integração de dados, o Centro de Controle Integrado (CCI) da Guarda Civil Municipal contribuiu com uma operação da Polícia Militar nesta segunda-feira, 4. Com o apoio das imagens das câmeras de segurança do sistema de monitoramento, os policiais identificaram um carro com cinco suspeitos de invadir uma residência em Sarandi.
Segundo a PM, os envolvidos roubaram um carro, modelo Sandero, e usaram para invadir uma casa em Sarandi. Na sequência, os suspeitos seguiram para Maringá. A Polícia Militar utilizou as imagens do sistema de segurança da Guarda, considerado um dos mais modernos e inteligentes do Brasil, para auxiliar nas buscas e no monitoramento do veículo e dos suspeitos, que foram encontrados e abordados pelos policiais na Avenida Gastão Vidigal.
Segundo o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli, a ação reforça a importância do CCI na segurança pública de Maringá e região, contribuindo com operações policiais. “Auxiliar, integrar e fornecer dados para ampliar o trabalho de segurança pública são os objetivos do CCI. Tivemos uma experiência real do papel estratégico desse sistema de monitoramento moderno. A gestão municipal tem trabalhado para trazer mais segurança para a população, em conjunto com todas as forças”, afirma.
O CCI conta com um policial militar de plantão no local diariamente, de forma presencial, para agilizar a integração entre os órgãos, além de contribuir com as operações da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
Com investimento de R$ 5,7 milhões, o CCI está em operação desde o fim de 2022, sob coordenação da Secretaria de Segurança. O sistema conta com câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, incluindo equipamentos que fazem reconhecimento facial e leitura de placas de veículos.