Se a expectativa se confirmar, a Sicredi Dexis vai liberar volume recorde de recursos na safra 2024/2025 que foi lançada nesta segunda-feira (dia 22) na sede, em Maringá. A cooperativa espera liberar R$ 4,1 bilhões em crédito rural, acima dos R$ 3,5 bilhões da safra anterior, com 11 mil operações. Os números foram apresentados para mais de 300 pessoas, num evento que reuniu autoridades como o secretário de Agricultura e de Abastecimento do Paraná, Natalino Avance de Souza; e o secretário-executivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, Daniel Miranda; parceiros e associados das cinco regionais da cooperativa no norte e noroeste do Paraná, centro e centro-leste de São Paulo.
Na abertura do evento, que foi transmitido ao vivo pelo YouTube, o presidente Wellington Ferreira destacou que nenhum produtor ficou sem recursos da cooperativa no ano passado, mesmo quando o crédito disponibilizado pelo governo federal terminou. Isto porque a Sicredi Dexis disponibilizou recursos próprios para permitir o financiamento da produção e os investimentos do setor. “Este um momento importante para a cooperativa”, destacou sobre o lançamento do Plano Safra.
Natalino Avance de Souza afirmou: “o Paraná quer continuar sendo o supermercado do mundo”, e destacou a importância dos investimentos em manejo do solo para diminuir os impactos das adversidades climáticas. Já o gerente de Desenvolvimento de Crédito Agro, Vitor Pasquini, explicou as principais mudanças do Plano Safra lançado pelo governo federal, falou das taxas de juros e dos tetos de financiamento. “O Sistema Sicredi responde por 10% do crédito rural do Brasil. No caso da Dexis, o agro corresponde a 50% da nossa carteira de crédito”.
Depois teve palestra do engenheiro agrícola Paulo Hermann, que presidiu a John Deere do Brasil. Ele também reforçou que os eventos climáticos ficarão mais intensos e frequentes e, por isso, é importante investir em irrigação, em centros de meteorologia avançados e no aumento da capacidade de armazenamento de grãos e em tecnologia.
Máquinas e equipamentos
Como estratégia de lançamento do Plano Safra, a Sicredi Dexis realizará a partir desta semana cinco edições do Prosa com o Produtor, que são eventos para apresentação de maquinários, implementos agrícolas e placas solares. Também haverá minipalestras sobre o Plano Safra, linhas de crédito e produtos voltados ao agronegócio, além da apresentação dos programas Trator Solidário e Pró-trator, dos governos do Paraná e São Paulo para a compra de tratores e maquinários com custos reduzidos para produtores familiares.
Com participação gratuita para expositores e visitantes, os eventos acontecerão a partir das 8h30 deste sábado. Em 27 de julho será no Parque de Exposições de Paranavaí; em 3 de agosto acontecerão na Fazenda Casarão em São João da Boa Vista, no Parque de Exposições em Maringá, e no Fazenda Quilombo em Limeira. A última edição será em 10 de agosto no Parque de Exposições em Londrina.