Maringá conta com três destinos definidos com museu, restaurante e outras atividades
Para apoiar e promover o turismo em propriedades rurais de Maringá e região, a Prefeitura lançou o projeto ‘Turismo Rural em Rota’. Com a ação, os empreendedores do campo passam por capacitações gratuitas para transformar as propriedades rurais em atrativos turísticos e aumentar a renda.
A ação é promovida pelas secretarias de Aceleração Econômica e Turismo (Saet) e de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sebrae e Sindicato Rural de Maringá. Criado pela Prefeitura de Maringá, o projeto envolve as cidades de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e passou a fazer parte do mapa de rotas rurais do Paraná.
Nove propriedades rurais da região já fazem parte do projeto ‘Turismo Rural em Rota’ (confira abaixo no mapa em anexo). Maringá já tem três destinos definidos: o Memorial Kimura, com o museu histórico, a Fazendo Fazenda, com restaurante e atividades recreativas, e o Pesqueiro Bambuí, com restaurante, pesca e bar. Em breve, serão divulgados os detalhes sobre as visitas.
“Iniciamos esse projeto anos atrás, pois víamos o potencial turístico rural de Maringá e das cidades da região. Agora, teremos oficialmente o ‘Turismo Rural em Rota’ envolvendo várias propriedades rurais, em que os visitantes poderão conferir diversos atrativos, desde a gastronomia até as experiências. A iniciativa vai gerar emprego e renda e agregar valor às propriedades rurais”, destacou a secretária de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Lira Machado.
Em Maringá, os percursos do turismo rural contemplam templos religiosos, espaços para prática esportiva e diferentes opções gastronômicas, com alimentos produzidos diretamente nas propriedades, além da valorização da tradição e história do campo.