Maringá conta com três destinos definidos com museu, restaurante e outras atividades
Para apoiar e promover o turismo em propriedades rurais de Maringá e região, a Prefeitura lançou o projeto ‘Turismo Rural em Rota’. Com a ação, os empreendedores do campo passam por capacitações gratuitas para transformar as propriedades rurais em atrativos turísticos e aumentar a renda.
A ação é promovida pelas secretarias de Aceleração Econômica e Turismo (Saet) e de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sebrae e Sindicato Rural de Maringá. Criado pela Prefeitura de Maringá, o projeto envolve as cidades de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e passou a fazer parte do mapa de rotas rurais do Paraná.

Imagem: Divulgação / Memorial Kimura
Nove propriedades rurais da região já fazem parte do projeto ‘Turismo Rural em Rota’ (confira abaixo no mapa em anexo). Maringá já tem três destinos definidos: o Memorial Kimura, com o museu histórico, a Fazendo Fazenda, com restaurante e atividades recreativas, e o Pesqueiro Bambuí, com restaurante, pesca e bar. Em breve, serão divulgados os detalhes sobre as visitas.
“Iniciamos esse projeto anos atrás, pois víamos o potencial turístico rural de Maringá e das cidades da região. Agora, teremos oficialmente o ‘Turismo Rural em Rota’ envolvendo várias propriedades rurais, em que os visitantes poderão conferir diversos atrativos, desde a gastronomia até as experiências. A iniciativa vai gerar emprego e renda e agregar valor às propriedades rurais”, destacou a secretária de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Lira Machado.
Em Maringá, os percursos do turismo rural contemplam templos religiosos, espaços para prática esportiva e diferentes opções gastronômicas, com alimentos produzidos diretamente nas propriedades, além da valorização da tradição e história do campo.