Secretaria também implantou medidas para garantir mais eficiência nas compras públicas
Nos primeiros 100 dias de trabalho, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Compras e Logística (Selog), concentrou esforços para agilizar a contratação de Microempreendedores Individuais (MEIs) para prestação de serviços ao município. A Prefeitura aderiu à plataforma ‘Contrata + Brasil’, do Governo Federal, que conecta órgãos públicos aos MEIs, facilita a contratação de serviços e fortalece a economia local.
A Secretaria de Logística e Compras também implementou melhorias para a tramitação de processos licitatórios por meio da ‘Linha Direta Selog’. O sistema interliga a Selog com as demais secretarias municipais para padronização e compatibilização de itens e do Plano de Contratações Anual, além da centralização e monitoramento de prazos para melhor sistematização e controle de estoques.

Foto: Freepik
Com foco na eficiência e otimização dos recursos públicos, a Selog também desenvolveu e implementou o software “Quem Quer?”, um sistema disponível no site da Prefeitura para que bens não utilizados por uma secretaria possam ser repassados para outras. O objetivo é evitar a aquisição de um objeto já disponível no município.
Outra medida importante para otimização dos processos licitatórios foi a organização para garantir a participação de todas as secretarias e entidades nos processos licitatórios de itens padronizados, o que reduz o número de processos e custos na aquisição. Além disso, também foram implementadas melhorias no sistema telefônico do Samu e Corpo de Bombeiros.
“Nos 100 primeiros dias deste ano, trabalhamos para garantir eficiência e agilidade na tramitação dos processos licitatórios, mas com a otimização dos recursos públicos. Implantamos ferramentas importantes, como a adesão do município à plataforma do governo federal ‘Contrata + Brasil’ e disponibilização do software “Quem Quer?”, para redução de custos e garantia da eficiência para as compras públicas”, afirmou o secretário de Logística e Compras, Luís Guilherme Turchiari.