Solidariedade, gastronomia, artesanato, cultura e lazer formam a tradicional Festa dos Estados e das Nações, realizada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS).
Em 2023, o evento será entre os dias 11 e 22 de outubro na Praça Renato Celidônio (Praça da Prefeitura). A festa ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h30, e sábados, domingos e feriados, das 10h até meia-noite.
Neste ano, a Festa dos Estados e das Nações beneficiará 14 instituições assistenciais, que serão responsáveis pelo cardápio gastronômico. Cada uma representará um estado ou nação com pratos típicos (confira a lista abaixo). Todos os recursos arrecadados são destinados às instituições para manutenção de atividades de assistência social.
“A Festa dos Estados e das Nações é um espaço de integração social. Chegamos a 38ª edição com o compromisso de proporcionar à comunidade local e regional um espaço de lazer, cultura e gastronomia”, afirma a secretária de Assistência Social, Sandra Jacovós.
Além da culinária, a festa contará com atrações folclóricas e artísticas dos locais homenageados. Durante a Festa dos Estados e das Nações, também ocorrerá a Feira de Artesanato, com exposição e venda de produtos produzidos por profissionais de associações de artesanato de Maringá.
A Festa dos Estados e das Nações e a Feira de Artesanato fazem parte da agenda oficial de eventos do município. Os eventos, coordenados pela Secretaria de Assistência Social, são realizados em parceria com as secretarias municipais de Cultura, Aceleração Econômica e Turismo, Gestão de Pessoas, Limpeza Urbana, Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Saúde e Comunicação, com apoio do 4º Batalhão de Polícia Militar e 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros.
Confira as associações assistenciais participantes:
Centro de Recuperação Missionário de Cristo (CRMC): barraca paranaense, com hot dog
Projeto Vida: frango capotado
Lar dos Velhinhos – Associação Cultural e Beneficente Nova Lourdes (ACBNL): barraca brasileira, com sonhos e lanche de pernil
Associação Norte Paranaense de Áudio Comunicação Infantil (Anpacin): barraca portuguesa, com bacalhau
Casa Assistencial Bezerra de Menezes (Cabem): barraca inglesa, com batata recheada
Associação de Mães Especiais Sol da Manhã (AME): barraca maringaense, com porções
Associação Coração Eucarístico de Jesus – Vita Core: barraca italiana, com macarrão
Associação Nossa Senhora das Graças: barraca gaúcha, com contrafilé na brasa
Roupeiro Santa Rita de Cássia: barraca das flores
Provopar: barraca grega, com pastel
Apae: lanches sortidos no cardápio
Recanto Espírita Somos Todos Irmãos (Resti): barraca com comida mineira
Sistema de Apoio à Saúde São Rafael: barraca africana, com sorvete e espetinhos
Associação Cultural e Beneficente Nossa Senhora de Sião: torresmo de rolo