Os parlamentares estaduais elegeram nesta segunda-feira (12) o atual primeiro-secretário, Alexandre Curi (PSD), para conduzir a Assembleia Legislativa no biênio 2025-2027. Curi substituirá o atual presidente Ademar Traiano (PSD). O deputado Gugu Bueno (PSD) será o novo primeiro-secretário e deputada Maria Victoria (PP) permanece na segunda secretaria.
Maria Victoria agradeceu a confiança dos deputados e deputadas para continuar representando-os na segunda secretaria na próxima gestão.
“Uma honra ser a segunda mulher a ocupar essa função na história e participar da comissão executiva. Avançamos muito nos últimos dois anos com medidas de gestão e transparência focadas na eficiência dos gastos do dinheiro dos cidadãos paranaenses. Com o apoio dos 54 deputados destinamos recursos para a pavimentação de ruas nas pequenas cidades e para a construção de 300 creches em todas as regiões.”, disse.
CHAPA – A chapa Fortalecimento e União do Poder Legislativo foi eleita por unanimidade entre os deputados votantes, com 53 votos favoráveis. A nova composição assume a partir de fevereiro de 2025 com mandato até 31 de janeiro de 2027.
Também faz parte da nova Comissão Executiva da Assembleia a deputada Flávia Francischini (União), que assume como a primeira vice-presidente. Esta é a primeira vez na história que uma mulher assume o cargo.
Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente. A terceira secretaria fica sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto-secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto-secretário.
ELEIÇÃO – A eleição da Mesa Executiva da Assembleia está de acordo com o artigo 13 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que determina que a partir do dia 1º de agosto do segundo ano de cada legislatura, o Presidente da Assembleia Legislativa, deverá designar nova eleição.
A Mesa Diretora é o órgão colegiado dirigente dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa, formado pelo presidente, por três vice-presidentes e cinco secretários. O mandato é de dois anos. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, sua composição observa a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares.