Nos meses de novembro e dezembro, quando obras entraram na reta final, choveu mais de 500 mm, número cerca de 50% maior em relação a média histórica dos dois meses
As obras do Eixo Monumental na Praça da Catedral estão na fase final e devem ser entregues em janeiro. Devido ao alto volume de chuva registrado nos dois últimos meses deste ano, o paisagismo não foi concluído totalmente e a inauguração prevista para o mês de dezembro será realizada em janeiro. Nos meses de novembro e dezembro, quando as obras entraram na reta final, choveu 508,6 mm em Maringá, volume acima da média histórica para o período, que é de 340,9 mm, segundo dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Além da reformulação da Praça da Catedral, a revitalização do Eixo Monumental conta com obras em andamento na Praça Renato Celidônio (Praça da Prefeitura) e no entorno da Vila Olímpica. Além disso, o município abriu a licitação para reforma da Praça Raposo Tavares e do estacionamento da antiga rodoviária. A Avenida Getúlio Vargas (que será transformada em calçadão), a Praça Obelisco e a travessa Jorge Amado (Mercadão) também fazem parte da modernização do Eixo Monumental.
Os recursos necessários para todas as obras, iniciadas ou em estágio de conclusão, já estão assegurados e reservados no orçamento municipal.