Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 2 de abril, a celebração acontece em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen

Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 2 de abril, a celebração acontece em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen

Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 2 de abril, a celebração acontece em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen 1024 683 Carlos Fenille

O escritor dinamarquês Hans Christian Andersen foi o primeiro a criar histórias especialmente para o público infantil. Por isso, o autor recebe, no dia de seu aniversário, 2 de abril, também a homenagem do Dia Internacional do Livro Infantil. A data foi criada em 1967, pela International Board on Books for Young People – IBBY, que também realiza o mais importante prêmio da categoria com o nome do autor.

Títulos como “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia” são apenas alguns sucessos que compõem a obra de mais de 150 histórias escritas até 1875, quando faleceu. Destinadas às crianças, seus contos buscavam trazer aprendizados e lições valiosas para esse público que antes era esquecido pela literatura. Desde então, muitos autores também se dedicam à literatura infanto-juvenil.

Hábito saudável
Diversas pesquisas já comprovaram que ler desenvolve a atenção, a capacidade de concentração, incrementa o vocabulário, melhora a memória e o raciocínio. Esses são alguns dos benefícios que justificam a importância de incentivar o hábito desde a infância.

Para que o primeiro contato com a leitura aconteça da melhor forma, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro é selecionar títulos apropriados, o que fará a diferença para que a criança compreenda a narrativa e se envolva com a história. Escolher livros indicados para a faixa etária também irá ajudar no processo de alfabetização.
Ao mesmo tempo, também é importante que os pais mantenham o hábito de contar histórias para as crianças. Afinal, ler para os pequenos promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, ajuda na aquisição da linguagem e ainda fortalece os vínculos familiares.
Aqui estão alguns dos seus livros mais conhecidos de Hans Christian Andersen, é um autor clássico de contos de fadas infantis:

  1. “O PATINHO FEIO” – UMA HISTÓRIA SOBRE UM PATINHO QUE É RIDICULARIZADO POR SER DIFERENTE, MAS ACABA SE TORNANDO UM BELO CISNE.
  2. “A PEQUENA SEREIA” – UMA HISTÓRIA SOBRE UMA SEREIA QUE SE APAIXONA POR UM PRÍNCIPE HUMANO E FAZ UM ACORDO COM UMA BRUXA PARA SE TORNAR HUMANA, MAS A UM PREÇO ALTO.
  3. “A ROUPA NOVA DO IMPERADOR” – UMA HISTÓRIA SOBRE UM IMPERADOR QUE É ENGANADO POR DOIS TECELÕES DESONESTOS QUE DIZEM QUE PODEM FAZER UM TRAJE MÁGICO QUE SÓ PODE SER VISTO POR PESSOAS INTELIGENTES.
  4. “O SOLDADINHO DE CHUMBO” – UMA HISTÓRIA SOBRE UM SOLDADINHO DE CHUMBO QUE SE APAIXONA POR UMA BAILARINA DE PAPEL, MAS ACABA EM UMA SÉRIE DE AVENTURAS PERIGOSAS.
  5. “O PINHEIRINHO” – UMA HISTÓRIA SOBRE UM PEQUENO PINHEIRO QUE DESEJA CRESCER E SE TORNAR GRANDE, MAS ACABA PERCEBENDO QUE A FELICIDADE NÃO ESTÁ NO TAMANHO.

 

    Subscribe to our newsletter