Emoção e adrenalina marcam final do primeiro campeonato de games da Prefeitura de Maringá

Emoção e adrenalina marcam final do primeiro campeonato de games da Prefeitura de Maringá

Emoção e adrenalina marcam final do primeiro campeonato de games da Prefeitura de Maringá 1000 667 Carlos Fenille

A equipe ‘044 e-sports’ venceu a competição em uma disputa acirrada; campeonato foi o primeiro do Paraná organizado por uma Prefeitura

O universo dos jogos eletrônicos marcaram as celebrações dos 77 anos de Maringá, consolidando a cidade como protagonista em competições de e-sports. Neste sábado, 11, a Prefeitura realizou as semifinais e a grande final do ‘Maringá Good Game’, o primeiro campeonato de jogos eletrônicos organizado pelo município. Os confrontos foram acirrados e a emoção e a adrenalina envolveram o público presente no estande da Prefeitura na Expoingá. A equipe vencedora foi a ‘044 e-sports’ e os jogadores conquistaram o título de ‘Reis do CS de Maringá’.

 

O ‘Maringá Good Game’ reuniu 32 equipes nas classificatórias, que ocorreram online. O game escolhido para a primeira edição do torneio foi o CS2, considerado um dos maiores esportes eletrônicos do mundo e que envolve estratégia, ação e trabalho em equipe. As partidas emocionantes foram narradas pelo gamer Kaduzera, fundador da organização de esportes eletrônicos MetanoiaGG. Nas semifinais, o ‘Fênix Team’ venceu a equipe ‘Os Aposentados’ e conquistou a primeira vaga na final. O ‘044 e-sports’ venceu a equipe ‘100 Miséria’ e conquistou a segunda vaga. Em partida emocionante, os jogadores do ‘044 e-sports’ se consagraram como grandes campeões do torneio.

 

Para a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, o sucesso do campeonato de jogos eletrônicos reforçou a importância de iniciativas voltadas ao público gamer. “O Brasil é o quinto maior mercado de games do mundo e nossa cidade, sempre pioneira e protagonista, realizou o primeiro torneio do Paraná organizado por uma Prefeitura. Além de toda a visibilidade, proporcionamos muita diversão e lazer para a comunidade em comemoração do aniversário de 77 anos de Maringá”, afirmou.

Imagem: Fábio Reina / PMM

Heliton Satoshi Tanaka, de 23 anos, conhecido como ‘japinha’ no universo gamer, já participou de alguns times profissionais de jogos eletrônicos, como RedFeet, StarsHorizon, Vivo Keyd e Corinthians. Para o ‘Maringá Good Game’, ele reuniu os amigos e juntos criaram a equipe ‘044 e-sports’. “Foi muito divertido reunir os amigos e participar do campeonato, que foi muito bem organizado e com transmissão de quase todos os jogos, o que é muito bacana”, disse.

 

Para o jogador do time ‘Fênix Team’, Victor Emanuel Ferreira de Oliveira, de 21 anos, a diversão foi o principal destaque da competição. “Tivemos altos e baixos, mas isso tudo nos ajudou a evoluirmos, seja como jogadores ou como pessoas”, disse. Segundo ele, a visibilidade proporcionada pelo município aos esportes eletrônicos é muito importante. “É uma área que ainda recebe muito preconceito, mesmo movimentando dinheiro e gerando empregos. Com o poder público apoiando cada vez mais, vamos ajudar as pessoas a entenderem que não trata-se apenas de um jogo. Existem pessoas com sonhos e se esforçando para que os sonhos aconteçam.”

 

Apenas neste ano, a estimativa é que o mercado global de jogos gere US$ 189,3 bilhões, de acordo com levantamento da Newzoo, empresa mundial especializada em dados de jogos eletrônicos. No Brasil, três a cada quatro pessoas jogam games, o que representa 74,5% da população, segundo Pesquisa Game Brasil, uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM. Os jogos eletrônicos vão além do entretenimento, com uma vertente educativa e profissional crescente, que inclui a criação de cursos e programas de capacitação em desenvolvimento de jogos, gestão de comunidades online, entre outros.

 

O ‘Maringá Good Game’ foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes, com apoio da Lan House Mecca Games, Cashfast, Reconsult e MetanoiaGG.

 

    Subscribe to our newsletter