Folhas de cheques terão mudanças a partir de Outubro, conforme Banco Central

Folhas de cheques terão mudanças a partir de Outubro, conforme Banco Central

Folhas de cheques terão mudanças a partir de Outubro, conforme Banco Central 1024 768 Carlos Fenille
Uso do cheque nos últimos anos

Dados do BC apontam que, entre 2011 e 2021, modelos convencionais como o cheque deram lugar a cartões de crédito e débito e, mais recentemente, ao PIX.
Em 2011, com o mercado de smartphones e de tecnologia 3G engatinhando, foram realizadas 1,5 bilhão de transações através do cheque. Em 2021, esse número despencou para 313 milhões. No ano passado, apesar de estar em declínio, ainda teve mais de 200 milhões de emissões de operações, movimentando R$ 666 bilhões no país.

Segundo a autoridade monetária, as mudanças dificultarão a falsificação de cheques.


Os cheques adotarão, a partir do dia 2 de outubro, um novo padrão. A medida anunciada pelo Banco Central pretende modernizar e dar mais segurança ao uso deste instrumento de pagamento.
As mudanças, no entanto, não devem alterar significativamente as cédulas usadas pelos correntistas, já que isso criaria custos para os bancos.

Uma das novidades deve ser a presença de um código de segurança no campo que identifica a agência em que o cliente tem conta, que funcionaria como ferramenta para checar se o cheque é legítimo.
Outra alteração será a possibilidade de uso do nome social nas folhas do talão de cheque, a exemplo do que já é feito no PIX, para tanto, basta o usuário entrar em contato com seu banco.

    Subscribe to our newsletter