Instituição financeira estadual foi premiada por desempenho em clientes atendidos em operações de microcrédito, contratação de garantias do FGI e volume de atendimentos pelo Canal MPME
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, foi reconhecida pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como destaque no País entre agentes financeiros nas categorias Microcrédito, FGI (Fundo Garantidor para Investimentos) e Canal MPME (Micro, Pequenas e Médias Empresas). A cerimônia de Reconhecimento BNDES a Agentes Financeiros Destaques 2023 foi realizada na terça-feira (25), em São Paulo.
O BNDES é o principal parceiro do Sistema Nacional de Fomento, que congrega todas as agências de fomento e bancos de desenvolvimento do País, por meio de uma rede de mais de 60 agentes financeiros parceiros. São bancos comerciais e públicos, cooperativas de crédito, bancos cooperativos, agências de fomento, entre outros.
O objetivo do “Reconhecimento BNDES: Agentes Financeiros Destaques” é agradecer aos parceiros que apresentam um desempenho destacado em uma relação de indicadores definida a cada ano. Representaram a instituição paranaense o conselheiro de Administração Vilson Ribeiro de Andrade e o assessor de Planejamento e Gestão Estratégica, Gustavo Mattana.
O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, avaliou como muito importante obter reconhecimento do principal parceiro do Sistema Nacional de Fomento, pois a instituição recebeu reconhecimento em três categorias de indicadores.
“Ficamos na terceira colocação na categoria de operação de intermediação de microcrédito, numa posição bastante importante no país, principalmente o BNDES reconhecendo o volume de operações de microcrédito que efetuamos com recursos desta fonte”, afirmou. “Também obtivemos a primeira colocação na intermediação de um grande instrumento de garantia de que é o FGI.”
CANAL MPME – O Canal MPME (Micro, Pequenas e Médias Empresas) é um critério que considera propostas encaminhadas pelo canal e concluídas no prazo de até 90 dias, por parceiro do BNDES que tenha recebido ao menos 2,5 mil propostas. A Fomento Paraná recebeu mais de 10.500 propostas por este canal e deu encaminhamento a 100% dos pedidos no prazo.
“O Canal MPME é uma ferramenta importantíssima para a Fomento, pois através dos leads e indicações que recebemos neles conseguimos levar as opções de crédito a todo o Estado e disponibilizamos aos correspondentes bancários da nossa Rede de Parceiros”, afirma Juliano Adão de Matos, assistente de Mercado responsável por recepcionar os pedidos do Canal MPME. O objetivo desse canal é facilitar o acesso aos parceiros conectados, iniciando o processo de financiamento ou de aproximação com outros serviços.
“Em relação à utilização do canal direcionado para as micro e pequenas empresas, conseguimos colocar um bom volume de operações. E mais do que isso, converter operações em créditos para nossos empresários em menos de noventa dias”, destacou o diretor-presidente da Fomento Paraná.
FUNDO GARANTIDOR – A instituição também foi reconhecida como destaque em 1º lugar na categoria BNDES FGI, que avalia o número de clientes com operações de crédito garantidas por agente financeiro pelo FGI – Fundo Garantidor para Investimentos e FGI PEAC. A Fomento Paraná fechou 2023 com 736 empreendimentos beneficiados com esse tipo de garantia no ano, com R$ 112 milhões em crédito liberado pela empresa.
Por fim, a Fomento Paraná ficou em terceiro lugar entre agentes financeiros que apoiaram o maior número de clientes com operações de microcrédito. Foram atendidos no ano passado 8.996 empreendimentos entre informais, MEIs e microempresas, com R$ 92,4 milhões contratados pela Fomento Paraná.
Confira o resultado em cada indicador e os três agentes financeiros que mais se destacaram:
MICROCRÉDITO
1 – Ailos (sistema de cooperativas)
2 – Badesc
3 – Fomento Paraná
FGI TRADICIONAL
1 – Fomento Paraná
2 – Desenvolve SP
3 – Barinsul
CANAL MPME
1 – Fomento Paraná
2 – Sicredi
3 – Credisol