Fórum de Turismo Rural reúne empreendedores para troca de experiências na Expoingá

Fórum de Turismo Rural reúne empreendedores para troca de experiências na Expoingá

Fórum de Turismo Rural reúne empreendedores para troca de experiências na Expoingá 1024 683 Carlos Fenille
O evento acontece na quarta-feira (10) durante a feira do agronegócio em Maringá. Experiências exitosas e troca de informações são alguns dos painéis em pauta. A inscrição é gratuita.

 

Pequenos agricultores da região Noroeste do Estado não podem perder o III Fórum de Turismo Rural – Turismo Rural Fortalecendo Nossas Raízes. O evento, que acontece nesta quarta-feira (10), na 49ª Expoingá, vai reunir palestrantes e empreendedores para troca de experiências e debater sobre o segmento que tem se destacado na economia paranaense.
O Fórum é promovido pela Sociedade Rural de Maringá, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu).

O evento é direcionado para produtores que exploram a atividade de turismo rural nas suas propriedades e, ainda, quem pretende empreender no segmento. Também se estende ao público em geral, que pode conhecer os encantos naturais e culturais que o Paraná oferta nos municípios do Interior. Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente neste link.
Ao realizar esse tipo de atividade em uma das mais importantes feiras do agro paranaense, a Setu e os organizadores vão aprofundar os temas relacionados ao segmento.

“Essa interação entre quem produz turismo rural, o poder público e as instituições rurais têm três importantes eixos. O primeiro é a discussão e proposituras de crescimento do setor a partir da troca de experiências. O segundo é a capacitação. E o terceiro é a diversificação. Incentivar o surgimento de novos empreendimentos”, diz Marcio Nunes, secretário de Turismo.

FÓRUM – O evento contará com quatro palestrantes: Virlene do Amaral Jardinetti, engenheira agrônoma e produtora rural; Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba; Maria Lucilla de Faria, presidente da Associação dos Produtores da Canastra (MG) e mestre queijeira; e Terezinha Busanello, coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR.
Um dos assuntos será a Rota das Lavandas, apresentado por Terezinha. “A ideia é conhecer as propriedades que integram essa rota, os requisitos para fazer parte do turismo de experiência, e despertar o interesse de novos agricultores”, afirma. Ela foi criada em 2022. Atualmente, quatro propriedades e um laboratório da Universidade Estadual de Maringá (UEM) integram o circuito.
Durante a atividade, o IDR-Paraná também fará uma entrega simbólica de placas para produtores da Rota do Queijo, que envolve toda a cadeia produtiva de leite do Paraná, e a Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba vai mostrar como Campina Grande promove a tradicional festa de São João.
“Vamos trazer cases de sucesso, trocar experiências, buscar informações por parte dos produtores para desenvolver na sua propriedade o negócio de turismo rural. Convidamos todos para participar que teremos muitas novidades”, completa Daniele Bertaglia Begosso, coordenadora de Referência do Turismo Rural do IDR-PR.

ENCANTOS DOS IPÊS – Outro atrativo turístico em debate será a Instância de Governança Regional (IGR) Encantos dos Ipês, representada durante o III Fórum de Turismo Rural pela presidente do IGR e da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclezia de Araújo. O destino é uma das regiões turísticas da região Noroeste do Paraná.
“Desde a sua criação, em 2022, muita coisa melhorou”, diz a presidente. “Tudo isso será mostrado durante o Fórum, um encontro de pessoas focadas no desenvolvimento sustentável da nossa região”.

 

    Subscribe to our newsletter