Há 12 anos, desde que iniciou suas atividades operacionais no dia 16 de janeiro de 2012, A Guarda Civil Municipal de Sarandi (GCM) se redesenha a cada ciclo para reafirmar-se como unidade qualificada para integrar e reforçar as forças de segurança, aplicando princípios convergentes com as mais consagradas práticas operacionais. “A instituição nos orgulha e referenda o município pela qualificação de suas atividades”, afirma o prefeito Walter Volpato.
Criada pela Lei 265/2012, a Guarda Civil Municipal de Sarandi segue roteiro de avanços para posicionar-se entre as mais respeitas unidades do gênero, graças a contínuos investimentos em infraestrutura, qualificação profissional e estratégia operacional que distinguem a força e sua história.
A corporação incorpora as práticas mais robustas e rigorosas na formação de seu corpo operacional, proporcionando ferramentas individuais e coletivas para a aplicação de estratégias de segurança modernas, atentas às transformações sociais que exigem cada vez mais qualificação.
Ao longo dos últimos anos, a GCM reafirmou seu alinhamento com as diretrizes mais atualizada de sua missão dentro das forças de segurança, promovendo contínua capacitação de seus agentes nas condições mais severas e exigentes de atuação, o que pressupõe treinamento e infraestrutura.
Novas viaturas, armamento moderno, uniformes convergentes com os parâmetros mais atualizados, ampliação da frota de viaturas e avanços na mobilidade com incorporação de motos e rigor no treinamento são parte de um amplo conjunto de ações estruturantes.
A GCM segue com rigor os parâmetros recomendados pela Secretaria nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão ligado do Ministério da Justiça, e avança como instituição compromissada com a harmonia social via ações de prevenção e repressão à criminalidade em parceria com as forças de segurança, como as polícias Civil e Militar.
Atualmente, a Guarda Civil Municipal refina detalhes para iniciar a construção de um quartel próprio, que vai incluir moderno e espaçoso centro de treinamento e qualificação profissional, avançando assim num modelo de instituição cuja missão é excelência operacional.