Governo propõe ampliar cargos na PM para atender novo batalhão em Sarandi

Governo propõe ampliar cargos na PM para atender novo batalhão em Sarandi

Governo propõe ampliar cargos na PM para atender novo batalhão em Sarandi 1000 667 Carlos Fenille

O principal objetivo da medida é viabilizar a implantação do 32º Batalhão de Polícia Militar em Sarandi, na região Noroeste, transformando-o num espaço de atendimento da Região Metropolitana de Maringá. Os cargos envolvem coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente, sargento, cabo e soldado.

O Governo do Paraná enviou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que aumenta o efetivo na ativa da Polícia Militar do Paraná (PMPR) , passando para 23.469 profissionais. São 273 cargos a mais nos quadros de oficiais e praças. O principal objetivo da medida é viabilizar a implantação do 32º Batalhão de Polícia Militar em Sarandi, na região Noroeste, transformando-o num espaço de atendimento da Região Metropolitana de Maringá.

Imagem: Soldado Ismael Ponchio

Os cargos envolvem coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente, sargento, cabo e soldado. De acordo com o projeto, a ativação das vagas será formalizada posteriormente, por decreto, de acordo com os critérios de oportunidade e conveniência e observando a disponibilidade orçamentária e financeira.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior liberou, no ano passado, a realização de um novo concurso para o preenchimento de vagas na corporação. O edital ainda está em fase de construção. Em 2023 foram convocados 2.485 policiais militares para a corporação, após o concurso realizado em 2021.

“Sempre que se abre um novo batalhão, fazemos o pedido de criação de vagas para atender essa nova estrutura, como é o caso de Sarandi. O preenchimento será feito via concurso público, que está em processo de elaboração”, explicou o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

O 4º BPM, de Maringá, atende atualmente 718.057 habitantes e uma área de quase 3 mil quilômetros quadrados. Com o 32º BPM, as cidades de Mandaguaçu, Marialva, Paiçandu e Sarandi, que reúnem uma população de 237.725 habitantes, passam ao novo batalhão, que deve ocupar inicialmente a sede da 4ª Companhia do 4º BPM.

Com isso, o 4º BPM vai atender exclusivamente Maringá, cidade mais populosa e que ocupa uma área de 486 quilômetros quadrados, dentro da área de abrangência do 3° Comando Regional da PMPR.

    Subscribe to our newsletter