Iniciativa do programa ‘Justiça no Bairro Sesc Cidadão’ em parceria com a Prefeitura de Maringá reuniu casais de oito cidades
O tão aguardado momento do casamento chegou em uma celebração do companheirismo e do amor. A palavra ‘sim’ foi dita em conjunto por mais de 300 casais que formalizaram a união em cerimônia do casamento comunitário de Maringá neste sábado, 25. A celebração ocorreu no Centro de Eventos do Parque do Japão e reuniu casais de Maringá, Astorga, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Paiçandu, Paranacity e Sarandi. O casamento comunitário foi realizado pela Prefeitura de Maringá e o programa ‘Justiça no Bairro Sesc Cidadão’, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e Sesc-PR.
A cerimônia foi realizada pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci Machado Camargo, que é idealizadora do projeto. A celebração teve todos os ritos tradicionais: troca de alianças, votos de união, bolo de casamento, certidão de casamento assinada e muitas fotos.
“O casamento comunitário é uma celebração do amor, da parceria e do companheirismo. É sempre gratificante ver tantos casais reunidos iniciando um novo capítulo da história. Desejo sempre que seja um capítulo de muito amor e cumplicidade. Esse projeto do Tribunal de Justiça é essencial e promove a concretização dos sonhos das pessoas”, destaca o prefeito Ulisses Maia.
O começo da história do casal Junior Ribeiro, de 52 anos, e Elza Ribeiro, de 45 anos, foi virtual. Os dois são funcionários públicos e se conheciam, mas nunca tinham se falado. As primeiras interações foram pelo Facebook e da rede social os dois partiram para um relacionamento na vida real, onde se conheceram melhor e começaram a namorar. Muito mais do que formalizar a união, os dois escolheram o casamento comunitário para a celebrar o amor. “A cerimônia foi linda e passei até mal de tanta emoção. Deus tem dado o melhor para nós”, disse Elza Ribeiro.
O casamento comunitário foi a concretização do sonho para o casal Laura Ferreira Costa Santos, de 21 anos, e João de Oliveira, de 21 anos. Os dois estavam juntos há cerca de seis anos e aguardavam pela formalização da união. “Nós estávamos sem dinheiro para pagar pelo casamento e encontramos no projeto uma oportunidade para realizar esse sonho”, afirmou Laura Santos.