Maringá sedia encontro de secretários municipais de Saúde da região Noroeste do Paraná

Maringá sedia encontro de secretários municipais de Saúde da região Noroeste do Paraná

Maringá sedia encontro de secretários municipais de Saúde da região Noroeste do Paraná 900 675 Carlos Fenille

Mais de 20 gestores de Saúde participaram e debateram soluções coletivas para melhorar o atendimento ao cidadão

Maringá sediou quinta-feira, 20, o encontro do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems-PR), que reuniu mais de 20 secretários de Saúde dos municípios da região Noroeste do Paraná para debater pautas essenciais para o fortalecimento da saúde pública.

 

Entre os temas discutidos estão o plano de atenção às pessoas com deficiência e a regulamentação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “O custo de deslocamento e alimentação de pacientes de outras cidades que fazem tratamento de saúde em Maringá é financiado pelo município. Estamos buscando soluções e parcerias com os entes federais e estaduais para dividir esse custo e assim, conseguir atender mais pessoas”, explicou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Foto: Keila Marques / PMM

Nardi destacou ainda a urgência de se discutir o atendimento às pessoas com transtorno de espectro autista (TEA). “O número de diagnósticos é expressivo. Por isso, precisamos criar um protocolo regional e um planejamento de ações conjuntas para melhorar o atendimento”, ressaltou.

 

Durante o encontro, também foi realizada a Câmara Técnica da Comissão Intergestora Regional (CIR), em parceria com a 15ª Regional de Saúde de Maringá. Foram discutidas as demandas dos municípios que serão encaminhadas para a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que atua na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito estadual.

 

De acordo com a diretora da 15ª Regional de Saúde, Elisabete Mitiko Kobayashi, os municípios precisam se preparar para a expansão do PlanificaSUS, programa destinado à organização de processos e serviços da Rede de Atenção à Saúde. Com a expansão, das 2.740 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) existentes no Paraná, 1.491 farão parte do PlanificaSUS, além de todos os 157 Caps do Estado. “Estamos nos organizando para fortalecer a ampliação das coberturas vacinais e da Saúde Mental na Atenção Primária de Saúde”, destacou. Na ocasião, os gestores municipais de saúde solicitaram apoio para a execução de obras em UBSs e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além da ampliação dos serviços ofertados.

 

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, trabalha para o fortalecimento da gestão pública da saúde, promovendo espaços de debate e construção coletiva de soluções para melhorar o atendimento ao cidadão.

 

    Subscribe to our newsletter