Maringaense de 18 anos conquista três aprovações em Medicina na UEM

Maringaense de 18 anos conquista três aprovações em Medicina na UEM

Maringaense de 18 anos conquista três aprovações em Medicina na UEM 791 518 Carlos Fenille

Aos 18 anos, João Pedro Crevelaro de Oliveira, estudante da rede estadual do Paraná, realizou um feito extraordinário: cinco aprovações em Medicina em apenas um ano, incluindo três na Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das instituições mais concorridas do país. Natural de Maringá, o jovem atribui seu sucesso à dedicação aos estudos, ao apoio do ensino público e a oportunidades como o intercâmbio internacional pelo programa *Ganhando o Mundo*, iniciativa do Governo do Estado.

Além das três vagas na UEM (via Aprova Paraná, Vestibular de Verão e PAS), João Pedro foi aprovado na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e na Universidade Estadual de Santa Cruz (BA). No entanto, sua escolha já está definida: “Sou de Maringá e sempre tive a nossa universidade como referência de excelência acadêmica. Por isso, meu foco sempre foi ingressar na UEM”, explicou.

João Pedro construiu sua base educacional em escolas públicas desde o Ensino Fundamental. Após estudar na Escola Municipal Professor Midufo Vada e no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal concluiu o Ensino Médio em 2024 no Colégio Estadual Alfredo Moisés Maluf. “No início do Ensino Médio, escolhi Medicina porque, ao pesquisar sobre o curso, vi que era um caminho incrível para unir ciência e ajuda à sociedade, meu grande objetivo. Desde então, só me apaixonei mais pela área”, revelou.

Foto: João Pedro Crevelaro de Oliveira/Arquivo pessoal

Durante o terceiro ano, dedicava até 14 horas diárias aos estudos, conciliando o ensino regular com um curso preparatório, onde foi bolsista. Ele destaca que perseguir o sonho de cursar Medicina é desafiador, mas a chave é organização e resiliência. “Minha confiança veio da jornada na escola pública. Aproveitei todas as oportunidades, desde projetos científicos até o intercâmbio”, afirmou.

O estudante participou da Sala de Altas Habilidades do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, onde desenvolveu projetos que consolidaram seu interesse pela Medicina. Outro marco foi o intercâmbio de três meses na Nova Zelândia em 2022, pelo programa *Ganhando o Mundo*. “Conheci diferentes áreas de pesquisa nas ciências médicas, e professores lá me incentivaram a seguir essa carreira”, contou.

Assim que ingressar na UEM, João Pedro planeja participar de ligas acadêmicas, pesquisas e programas de iniciação científica. “Entendo que preciso começar as aulas para adaptar minha rotina e identificar quais oportunidades serão acessíveis no primeiro ano. Estou ansioso por isso”, disse.

O jovem sempre ambicionou trabalhar com ciência, mas buscava uma profissão que permitisse aplicar o conhecimento na prática. “Já realizei projetos sobre a disseminação de notícias falsas na saúde pública e sei o quanto isso prejudica a população. Quero estudar e atuar para fazer diferença de forma positiva”, arrebatou.

Fonte: Site UEM

    Subscribe to our newsletter