Nos primeiros 100 dias de trabalho de 2025, Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes garante oportunidades de qualificação profissional

Nos primeiros 100 dias de trabalho de 2025, Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes garante oportunidades de qualificação profissional

Nos primeiros 100 dias de trabalho de 2025, Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes garante oportunidades de qualificação profissional 900 600 Carlos Fenille

Trabalho inclui iniciativas voltadas à inclusão social, combate ao racismo e acolhimento de jovens vítimas de bullying

Em 100 dias de trabalho, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes, avançou com políticas públicas voltadas à inclusão social, inserção da juventude no mercado de trabalho e na geração de oportunidades para todas as pessoas. Entre as ações estão a oferta de 10 cursos gratuitos de qualificação profissional para atendimento de mais de 160 pessoas, um acordo para emissão do novo RG, atendimento psicológico gratuito para adolescentes e a realização do projeto ‘Maringá + Cidadania’, com oferta de diversos serviços para a comunidade nos bairros,

 

O Termo de Cooperação Técnica entre a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes, e o Instituto de Identificação do Paraná foi estabelecido com o objetivo principal de viabilizar a confecção do novo RG. A iniciativa demonstrou um alinhamento claro entre as metas propostas e os resultados alcançados, o que reforça a eficácia da parceria e o comprometimento das instituições envolvidas em facilitar o acesso da população a um serviço essencial.

 

A secretaria também ofertou neste período 10 cursos gratuitos de qualificação profissional, com atendimento de 160 pessoas. Uma das iniciativas é o programa Jovem Digital, com turmas de Marketing Digital, Impressora 3D, Excelência no Atendimento ao Cliente – E-commerce), Estrutura de Dados com Python, HTML e CSS, Photoshop e Animação para Games, em parceria com a Amtech. A alta procura demonstra não apenas o sucesso na execução do projeto, mas também a necessidade de expansão contínua, reforçando o papel na inclusão digital e na preparação dos jovens para o mercado de trabalho.

 

O Mutirão de Empregabilidade Jovem teve como objetivo principal facilitar o acesso de jovens ao mercado de trabalho, oferecendo capacitação e oportunidades de emprego por meio de uma ação concentrada com mais de 1.000 vagas captadas em parceria com a Sejuc e a Agência do Trabalhador. A ação contou com a participação de 22 empresas e 368 atendimentos, resultando em 36 contratações confirmadas até o momento.

Foto: Rafael Macri / PMM

O objetivo de abrir portas para o mercado de trabalho e fortalecer a inclusão social da população trans foi totalmente alcançado por meio da Semana da Visibilidade das Pessoas Trans, realizada em conformidade com a Lei nº 11.595/2023 e o Decreto nº 1.248/2023. O evento superou as expectativas ao promover ações afirmativas efetivas, incluindo palestras, rodas de conversa e oficinas que conscientizaram funcionários públicos e a população sobre os desafios e direitos da comunidade trans. Por meio da ação, 54 pessoas foram encaminhadas para entrevistas de emprego, com 12 contratações confirmadas, além da capacitação de gestores públicos para criar ambientes mais inclusivos.

 

O projeto ‘Zoeira Tem Limite’, que tem como objetivo combater o bullying e promover o respeito entre jovens por meio de palestras, rodas de conversas, conscientização e atendimento psicológico gratuito em escolas públicas, também teve início. As atividades começaram no Colégio Estadual Unidade Polo, com parcerias firmadas com instituições de ensino superior (UNICESUMAR, UNICV, UNINGÁ e UNIFAMMA). Outra ação em parceria com instituições de ensino superior, garantiu quatro bolsas de estudo para mulheres migrantes no curso de pedagogia da UNICV aliadas a oportunidades de trabalho.

 

Para mobilizar a sociedade no combate ao racismo e à discriminação racial, valorizar as tradições de matriz africana e discutir as desigualdades étnico-raciais, foram realizados dois eventos: uma roda de conversa com lideranças do Movimento Negro, sociedade civil e representantes religiosos, que debateu mecanismos de enfrentamento ao racismo; e um encontro cultural no Teatro Reviver Magó, que celebrou e divulgou as tradições afro-brasileiras.

 

Para a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, o balanço de ações é reflexo do compromisso do município com os maringaenses. “Nestes 100 dias, trabalhamos incansavelmente na formulação de políticas públicas e colocamos em prática ações que reforçam nosso compromisso com o cuidado e geração de oportunidades para todos os maringaenses e também nossos migrantes acolhidos na cidade”, disse.

    Subscribe to our newsletter