Objetivo é capacitar os profissionais sobre as necessidades das crianças que convivem com a doença
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta quarta-feira, 30, o programa “Escola Amiga da Criança com Diabetes Tipo 1”, que visa capacitar os profissionais da educação sobre as necessidades das crianças que convivem com a doença. A proposta inclui formação teórica e treinamento sobre o manejo de situações de hipoglicemia e hiperglicemia, além de apresentações educativas para os alunos de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). As atividades teóricas iniciaram nesta quarta, 30, no Auditório da Secretaria de Saúde.
A iniciativa é coordenada pela enfermeira Geisiely Bessani Corcette, gerente do Programa Saúde da Família da Secretaria de Saúde, que tem uma filha de seis anos que foi diagnosticada com diabetes tipo 1 em janeiro deste ano. Os desafios vividos no cuidado diário e na adaptação à nova rotina inspiraram Geisiely a transformar a experiência pessoal em um projeto para apoiar outras famílias que enfrentam a mesma realidade.
“Quando os pais recebem esse diagnóstico, a sensação é de que será impossível garantir o bem-estar da criança no ambiente escolar. É fundamental que os professores da educação estejam preparados para identificar sinais de descompensação glicêmica e saibam como agir”, explicou Geisiely. A primeira-dama, Bernadete Barros, compareceu à apresentação teórica e destacou a importância da conscientização sobre a doença na infância. “Estou buscando informações, é importante se informar para saber proteger nossas crianças e acolher as que já convivem com a doença”, destacou.
As atividades educativas e teatrais ocorrerão inicialmente em oito Cmeis da cidade, entre os dias 5 a 8 de maio. O foco é tornar o ambiente escolar mais seguro, inclusivo e preparado para acolher alunos com diabetes tipo 1.
O secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, explica que o programa será inserido no calendário do Programa Saúde na Escola. “É muito importante incluir os colegas de sala nesse processo de conscientização, incentivando a empatia e o apoio àqueles que convivem com a doença”, reforça o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Foto: Keila Marques / PMM
O curso é realizado pela Secretaria de Saúde e conta com a participação de acadêmicos de enfermagem do Programa de Integração Escola-Comunidade (PIESC) da Uningá.
Confira a programação das apresentações nos Cmeis:
5 de Maio
14h – Dona Guilhermina
15h30 – Professor Galdino de Andrade
6 de Maio
14h – Irmã Firmina Maria
15h30 – Etelvina Matos Silva
7 de Maio
14h – Elizete Aparecida R. Piveta Assunção
15h30 – Zeferino Mozzato Krukoski
8 de Maio
14h – José de Anchieta
15h30 – Tereza Leonel