Prefeitura de Maringá intensifica ações de combate à dengue com vistorias em mais de 90 mil imóveis

Prefeitura de Maringá intensifica ações de combate à dengue com vistorias em mais de 90 mil imóveis

Prefeitura de Maringá intensifica ações de combate à dengue com vistorias em mais de 90 mil imóveis 1000 665 Carlos Fenille

Agentes de combate às endemias identificaram larvas do mosquito Aedes aegypti em aproximadamente 3,6 mil imóveis

 

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de combate à dengue e realizou mais de 90 mil visitas domiciliares entre 2 de janeiro e 24 de fevereiro. Durante as inspeções, os agentes de combate às endemias identificaram larvas do mosquito Aedes aegypti em aproximadamente 3.600 imóveis. Cerca de 40% dos locais visitados estavam fechados ou sem moradores no momento da vistoria.

 

Além de visitas domiciliares em residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, a Prefeitura monitora quinzenalmente 134 locais com potenciais focos de dengue, como borracharias, ferros-velhos, estabelecimentos comerciais, grandes empresas e residências de pessoas consideradas acumuladoras.

 

As vistorias foram realizadas em 69 bairros, a maior parte na região Norte, que tem o maior número de casos devido à alta densidade populacional. Para atender a demanda, a força-tarefa reúne 180 agentes de combate às endemias que atuam diariamente no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Foto: Rafael Macri / PMM

“O número de casos de dengue aumentou, não só em Maringá, mas em toda a região. Estamos intensificando as ações de prevenção e conscientização para alertar a população que a dengue é grave pode levar à morte”, explicou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi. Ele reforça a importância da comunidade manter quintais e terrenos limpos, eliminando focos da doença. “Peço para que as pessoas tirem alguns minutos durante a semana e possam verificar os quintais, vasos de plantas e outros locais que podem acumular água”, disse.

 

Conscientização – No domingo, 23, a Secretaria de Saúde, participou da ação da rádio Maringá FM “Desafio contra a dengue”. A iniciativa, realizada em frente ao Parque do Ingá, promoveu de forma lúdica a conscientização da comunidade sobre medidas de prevenção da doença. Durante a ação, a equipe de Vigilância da Zoonoses e Vetores montou uma área para exposição de materiais educativos, com amostra de larvas, pupas vivas, mosquitos e a maquete de uma casa com possíveis focos de dengue.

 

Vacina contra a dengue – A Prefeitura de Maringá segue com a campanha de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para vacinação, os pais ou responsáveis devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde com documento de identificação e a carteirinha de vacinação da criança.

    Subscribe to our newsletter