Prefeitura de Maringá vai gerar energia limpa e economizar recursos com usinas fotovoltaicas; licitação para construção é publicada

Prefeitura de Maringá vai gerar energia limpa e economizar recursos com usinas fotovoltaicas; licitação para construção é publicada

Prefeitura de Maringá vai gerar energia limpa e economizar recursos com usinas fotovoltaicas; licitação para construção é publicada 500 333 Carlos Fenille

Inteligente e sustentável, a gestão municipal investe em iniciativas para garantir eficiência e economia aos serviços e recursos públicos. Os investimentos não param por toda a cidade e, em breve, a Prefeitura de Maringá iniciará a construção de duas usinas para geração de energia fotovoltaica, o que garantirá economia em energia nos prédios públicos. O município publicou licitação para contratação de empresa para construção das usinas, uma será construída no Parque Industrial Felizardo Meneguetti e outra no distrito de Iguatemi.

As usinas têm capacidade de produção de 5 megawatts de energia com 11.300 placas em cada, o que vai garantir economia de até 90% na conta de energia dos prédios públicos. A licitação tem valor máximo de R$ 75 milhões, mas o valor pode ser reduzido durante o processo licitatório. Além disso, com a economia em energia elétrica, a previsão é que o valor investido para construção seja pago e os recursos economizados sejam investidos em outras melhorias.

O prefeito Ulisses Maia destaca que a construção das usinas faz parte dos investimentos da gestão municipal para consolidar Maringá como uma cidade inteligente. “É um grande avanço para a nossa cidade e além da sustentabilidade, já que trata-se de uma fonte renovável de energia, o município vai economizar em recursos públicos. Esses valores gerados a partir da economia serão utilizados em outros avanços, obras e melhorias para a comunidade”, afirma.

Imagem: Freepik

O estudo básico para instalação das usinas foi desenvolvido pelo Projeto Felicity, uma iniciativa do Banco Europeu de Investimento (BEI) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). O secretário de Governo, Hercules Kotsifas, explica que o município, por meio de empresa contratada, já elaborou anteprojeto, projeto executivo, licenciamento e outras documentações necessárias para construção das usinas.

“Os investimentos não param em Maringá com avanços e melhorias em diversas áreas. A construção das usinas fotovoltaicas consolida o compromisso da gestão municipal com o gerenciamento e economia dos recursos públicos e com a sustentabilidade. Trata-se de um investimento estratégico e que conecta nossa cidade ao que há de mais moderno e eficiente”, afirmou o secretário de Governo, Hercules Kotsifas.

A abertura dos envelopes das empresas interessadas em participar do processo de licitação para construção das usinas será em 25 de janeiro, às 9h, na sede da Secretaria de Logística e Compras, na Avenida Rebouças, 200.

    Subscribe to our newsletter