A gestão municipal investe em ações para recuperação e preservação das áreas verdes da cidade. No primeiro quadrimestre deste ano, foram mais de 1,8 mil metros quadrados de cercamento em Áreas de Preservação Permanente (APP).
Além da instalação e manutenção do alambrado, o trabalho desenvolvido pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM) inclui outras melhorias como a construção de calçadas ecológicas, limpeza das áreas e plantio de mudas nativas. No total, foram investidos R$ 288 mil na recuperação dos espaços.
Na região do Jardim Alamar, por exemplo, a Área de Proteção Permanente recebeu cercamento e uma nova calçada com sinalização tátil. “A melhoria atende uma demanda antiga da comunidade, de cerca de 13 anos, e que foi solucionada pela gestão municipal”, afirma a diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff. Ela destaca que as intervenções são uma forma de combater o descarte irregular de resíduos e garantir a proteção da área ambiental. A calçada também proporciona espaço para caminhada no entorno do local.

Imagem: Rafael Macri / PMM
As melhorias executadas no primeiro quadrimestre foram realizadas em áreas de diversas regiões da cidade como no Jardim Imperial III, entre as avenidas Dr. Alexandre Rasgulaeff e Ranulfo Rodrigues da Mota; Parque das Bandeiras, na Rua Pioneiro Pedro Gabriel dos Santos; Jardim Santa Alice, na Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff; e no Parque Itaipu, na Rua Pioneiro Manoel Tenório Souto.
Além da revitalização e recuperação dos espaços, o município segue com trabalho constante de roçada das Áreas de Proteção Permanente. O serviço, que ocorre com supervisão da equipe técnica, é fundamental nas áreas de preservação com espécies nativas.