Referência em sustentabilidade, Prefeitura conquista Selo Ouro com gestão pública pautada nos ODS

Referência em sustentabilidade, Prefeitura conquista Selo Ouro com gestão pública pautada nos ODS

Referência em sustentabilidade, Prefeitura conquista Selo Ouro com gestão pública pautada nos ODS 1024 682 Carlos Fenille

Sustentável, inteligente e inovadora, a Prefeitura de Maringá conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A premiação do Instituto Acim, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), reconhece políticas públicas exitosas da gestão municipal para atendimento dos 17 ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O certificado é resultado de diversos projetos do município para promoção do desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.

A cerimônia de premiação ocorreu na noite de segunda-feira, 6, na sede da Acim, durante o evento Summit Jornada de Impacto. O vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora, participou do evento e destacou as boas práticas sociais e ambientais do município. Ele lembra que o município tem pautado todas as ações em prol do desenvolvimento sustentável. O Plano de Metas, por exemplo, ferramenta que define as ações da gestão municipal e avanços para a população, é ancorado nos ODS.

“Os ODS são uma agenda mundial em prol da qualidade de vida das pessoas. Nossa gestão tem o compromisso de cuidar das pessoas e, sermos reconhecidos com o selo ouro pelo segundo ano consecutivo, mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o vice-prefeito.

Imagem: Ivan Amorim / ACIM

Neste ano, a Prefeitura de Maringá inscreveu 17 projetos, cada um vinculado a um objetivo da Agenda 2030. As iniciativas, pautadas nos ODS e princípios do conceito ESG (Ambiental, Social e de Governança), incluem melhorias em serviços municipais e ações para promoção da saúde e bem-estar. Confira abaixo a lista dos projetos da Prefeitura que participaram da premiação:

ODS 1 – Erradicação da pobreza: Cartão alimentação (Secretaria de Assistência Social)
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: Restaurantes populares de Maringá (Secretaria de Assistência Social)
ODS 3 – Saúde e bem-estar: Acolhimento psicológico LGBTI+ (Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes)
ODS 4 – Educação de qualidade: Projeto Faunópoles (Secretaria de Educação)
ODS 5 – Igualdade de gênero: Projeto Dignidade e Proteção (Secretaria da Mulher)
ODS 6 – Água limpa e saneamento: Projeto Galerias Limpas, com instalação dos Retentores de Impurezas de Águas Pluviais (Riaps) (Secretaria de Infraestrutura)
ODS 7 – Energia limpa e acessível: Usina fotovoltaica no Aeroporto de Maringá (Aeroporto)
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: Jovem Digital, com cursos gratuitos para jovens (Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes)
ODS 9 – Inovação infraestrutura: Programa ISS Tecnológico para incentivo de projetos inovadores (Agência Maringá de Tecnologia e Inovação)
ODS 10 – Redução das desigualdades: Plantando o Futuro, para reinserção social de internos em semiliberdade da Colônia Penal de Maringá (Secretaria de Limpeza Urbana)
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: Selo Ipê para incentivar práticas sociais e ambientais (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano)
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: Ação Climática (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano)
ODS 14 – Vida na água: Programa Rio Limpo, para intensificar monitoramento da qualidade da água dos córregos urbanos (Instituto Ambiental de Maringá)
ODS 15 – Vida terrestre: Projeto Maringá Mais Verde, para limpeza e manejo das áreas verdes da cidade (Instituto Ambiental de Maringá)
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: Transparência Pública (Secretaria de Compliance e Controle)
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: Parcerias para implantação de boas práticas da gestão pública em municípios da região metropolitana (Secretaria de Governo)

    Subscribe to our newsletter