A plataforma Paraná Saúde Digital, que está em operação desde junho de 2024, demonstra todos os dados da Atenção Primária, prestada nos municípios. O atendimento a distância com laudos de eletrocardiograma chega 96 unidades de saúde. Também há teleconsultorias para apoiar profissionais da rede de saúde pública.
Tecnologia para uma vida melhor foi uma das prioridades da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em 2024, fechando o ano com novas plataformas que auxiliam na gestão das informações para aprimorar o atendimento aos cidadãos pelo SUS. A saúde digital abrange o uso de sistemas de registros médicos eletrônicos, telessaúde e plataformas digitais que gerenciam dados e informações da saúde.
Essas iniciativas promovem a inovação, a integração e a inteligência artificial para apoiar a tomada de decisões clínicas e de gestão, refletindo em um atendimento mais eficiente e de qualidade à população.
Um dos principais avanços é a plataforma Paraná Saúde Digital, que está em operação desde junho de 2024. Com 100% de financiamento do Governo do Estado, a ferramenta demonstra todos os dados da Atenção Primária, prestada nos municípios, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento ultrapassa R$ 13 milhões.
Essa nova plataforma de inteligência artificial, embora já esteja em operação, vai incluir ainda outras áreas como, por exemplo, a Gestão e Regulação de Leitos. Além de informações dos sistemas próprios do Estado, ela reúne dados de prontuários eletrônicos dos municípios e sistemas do Ministério da Saúde.
“A transformação digital da saúde modificará a forma de inserção de dados, análise e painéis ilustrativos, trazendo um cenário mais próximo da realidade de cada município. Essa mudança é necessária e o Paraná avança nesse sentido”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Em 2024 tivemos muitas mudanças e continuaremos a investir nessa expansão, pois são importantes ferramentas para a tomada de decisões”.
TELESSAÚDE – Em 2024, o Núcleo de Telessaúde do Paraná, vinculado à Sesa, oportunizou o acesso a exames de telediagnóstico, aumentando a resolutividade da Atenção Primária à Saúde. A estratégia de telediagnóstico, iniciada em 2021 com foco na dermatologia e no eletrocardiograma (ECG), continua a se expandir pelo Estado e a gerar resultados significativos no cuidado aos paranaenses.
O telediagnóstico é o diagnóstico a distância, no qual os exames são transmitidos por meio da internet para um médico especialista emitir um laudo. O objetivo é dar uma resposta mais rápida aos usuários.
No eletrocardiograma, a grande vantagem do sistema é a rapidez desta entrega. Para os casos de exames realizados como rotina, o diagnóstico é fornecido em até duas horas pelos cardiologistas, enquanto os casos de urgência têm uma resposta quase imediata, com o laudo emitido em até 10 minutos. Isso tem sido crucial para a detecção precoce de condições cardíacas graves, permitindo um tratamento rápido e eficaz.
Desde 2022, início da oferta do Telediagnóstico em Eletrocardiograma (Tele-ECG), já foram realizados mais de 90 mil laudos, sendo 40.794 somente em 2024. Neste ano, 59 novos locais de atendimento nos municípios (unidades de saúde, ambulatórios, hospitais e pronto atendimento) implementaram a ferramenta, totalizando agora 96. Na dermatologia, já foram emitidos mais de 3.700 laudos desde 2022. Em 2024, 22 novos municípios aderiram à estratégia.
Para 2025 está prevista uma nova fase de expansão do Tele-ECG. Esse processo é baseado na manifestação de interesse dos gestores municipais, na análise das condições locais de infraestrutura e equipamentos, e nos dados dos sistemas de informação de saúde.
Willian Mol de Souza, coordenador do Centro de Gestão da Informação da Sesa, ressalta que a saúde digital auxilia no aprimoramento dos serviços de saúde.
“O uso de plataformas de tecnologia e o auxílio da inteligência artificial resultam em decisões mais rápidas e eficazes. A expansão que o Estado está realizando nesse setor permite otimizar a gestão e melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão, impulsionando a construção de um sistema de saúde mais eficiente e equitativo”, afirma.
CONSULTORIA – Além dos telediagnósticos, o Paraná também oferece serviços de teleconsultoria para apoiar profissionais de saúde na gestão de casos clínicos e tomada de decisão. As teleconsultorias nas áreas de TEA (Transtorno do Espectro Autista) e hanseníase estão sendo realizadas como projeto-piloto. Para TEA estão disponíveis em Adrianópolis, Araucária, Pinhais Piraquara e Rio Negro. Já a teleconsultoria em hanseníase está focada na Macrorregional Leste.
“Quanto mais individualizados os dados, mais conseguimos chegar ao cidadão e atender suas necessidades. As novas tecnologias são fundamentais para a transformação digital do SUS e nossa forma de trabalhar com as informações disponíveis”, ressalta a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti Lopes.
SUS DIGITAL – O Programa SUS Digital, do Ministério da Saúde, teve a adesão dos 399 municípios paranaenses. Ele amplia o acesso da população a ações e serviços de saúde. Também busca criar um ambiente colaborativo entre os diversos atores do SUS, capaz de garantir o aprimoramento da gestão.
GEORREFERENCIAMENTO – Um dos importantes sistemas utilizados no combate às arboviroses no Paraná é o GeoConass Arboviroses. Em uso desde 2023, o sistema auxiliou a conter a epidemia de chikungunya registrada no Paraguai que, por ser país vizinho do Brasil, a epidemia tinha alto risco de chegar ao Brasil.
Esse sistema foi desenvolvido em parceria com o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges) do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ele é uma das ferramentas que faz o geoprocessamento de dados do território, permitindo o monitoramento espacial para o bloqueio de casos e avaliações de intervenção.